Blog do Bolsa

Como se organizar para fazer um curso online

A maior dúvida de todos que querem fazer um curso online é como tirar o maior proveito possível estudando de casa. As distrações podem fazer com que muitas pessoas desistam de estudar no conforto do seu lar. Já outras pessoas estão tão acostumadas com métodos tradicionais de ensino, que se sentem desconfortáveis com a ideia de estudar virtualmente.

Ainda existe também a preocupação com a procrastinação ou receio de não conseguir cumprir com as aulas ou o que mais for requerido ao longo do curso online. essencial ter um bom planejamento e seguiu à risca assim de tirar o máximo de proveito do seu curso.

Se você deseja fazer um curso online, mas não sabe como começar a se organizar para fazê-lo, esse artigo vai te ajudar a ver medidas práticas para se organizar bem para o seu curso online e destravar a trava do medo que ainda te bloqueia.

Escolha e organize bem seu espaço de estudo

O lugar onde estamos pode afetar diretamente o nosso rendimento. Por isso, é muito importante escolher bem o lugar que você usará para estudar. É necessário que seja um ambiente sem distrações, barulhos ou ruídos, e que seja isolado.

Escolha um cômodo da sua casa que seja mais afastado dos outros cômodos, também deixe bem claro para seus familiares o horário em que você estará em aula e não deseja ser interrompido. Qualquer barulho, distração ou interrupção vai afetar diretamente o seu rendimento.

Agora, lembre-se de deixar bem-organizada a sua mesa de estudo, deixe-a sempre limpa e busque usar um assento confortável. Vale muito a pena investir em uma mesa e cadeira que sejam confortáveis, o tempo que você levar sentado não pode ser um empecilho para você.

Lembre-se também de deixar uma boa iluminação no local, e garantir que ele seja bem ventilado. Isso evitará a possível fadiga, que poderá lhe desconcentrar e diminuir completamente o seu rendimento.

Evite quaisquer distrações

Qualquer distração, por mais curta que seja, pode te desconcentrar por longas horas. Assim, garanta que o seu celular esteja no modo silencioso e longe da sua mesa de estudos durante as aulas.

Se você usar o seu celular para estudar, silencie todas as notificações das redes sociais, lembre-se que um minutinho pode se tornar horas de acesso nas redes. Qualquer click pode te distrair. evite ao máximo.

Também existe estudar deixando a TV ligada, por mais que você sinta que o som da TV facilita seu estudo, alguma cena ou notícia pode rapidamente tirar sua atenção, e com o tempo o estudo passa a se prolongar e te cansar muito mais. Isso colocará em risco o cronograma que você preparou para estudar.

Estabeleça também um horário fixo apenas para estudar e um tempo mínimo cronometrado. Se você deixar este horário reservado na sua agenda e assumir como um compromisso, você nunca deixará seus estudos em segundo plano.

Além do mais, a carga horária que você estabelecer todos os dias para estudar vai te ajudar a saber quando você concluir os seus estudos e o seu foco não será afetado. A organização é amiga de todos os estudantes.

Crie um bom cronograma de estudos

Fazer isso vai te ajudar a ter uma boa rotina de estudos. Um bom cronograma vai melhorar a gestão do tempo de estudo que você reservou para o seu dia e facilitará o período em que você estiver estudando.

Você pode criar uma planilha, no Excel ou no Word, ou ter uma agenda com todos os horários bem específicos da sua rotina de estudos. Você pode estabelecer também pausas e o horário das aulas, como também implementar o momento de descanso que será a sua via de escape mental nesse período.

Sempre que você concluir as etapas anote, deixe registrado. Isso te motivará a continuar seguindo sua programação de estudos. Todas as metas que você conseguir atingir vai te incentivar a atingir as próximas. Você terá um controle maior do seu rendimento diário de estudo.

Assim como ocorre nas instituições de estudo presencial, lembre-se da importância dos intervalos no seu estudo remoto em sua casa. Não pense que quanto mais conteúdos você consumir sem parar, maior será o seu rendimento, isso vai te gerar uma sobrecarga e ao invés de absorver você vai se esquecer muito mais fácil de tudo que você aprendeu.

Faça intervalos, respeite o seu tempo de aprendizado e o seu tempo de descanso. Seu cérebro estará muito mais preparado para receber as informações se estiver descansado do que se ele estivesse sobrecarregado.

Crie metas pessoais e recompensas

Uma forma muito legal e até divertida de conseguir seguir à risca tudo que você estabeleceu para o seu programa de estudo, é se dar pequenas recompensas sempre que você conseguiu concluir um objetivo ou uma meta.

Você pode, por exemplo, estabelecer que após duas aulas você poderá fazer um lanche. Ou, ao final de 4 aulas, assistir um filme e descansar em seguida. Sempre que você comemora e se recompensa por um objetivo alcançado, você incentiva a si mesmo a continuar e não desistir. Os estudos não precisam ser tão rigorosos, comemore o que você conseguir e lembre-se sempre de descansar.

Essas pequenas atitudes vão te manter ativo e persistente no seu foco principal, além de te ajudar a ter metas realistas e levando em conta a possíveis limitações outras obrigações diárias.

Teste e use o método que funciona para você 

Antes de estabelecer bem os seus principais objetivos, teste o método de estudo que funcione para você, que te ajude a se concentrar bem, mas que também esteja dentro dos seus limites. Isso é muito importante para quem tem problemas de concentração.

Se você não tem problemas de concentração ainda assim teste o que funciona para você também, pois consumir demais sem aprender tudo o que consumiu não vai lhe agregar em nada.

Nunca se iguale com outros alunos nas aulas, sempre siga o que é melhor para você. Se você precisar refazer ou descumprir algum objetivo estabelecido anteriormente, não hesite em fazer. Lembre-se que o mais importante será o resultado de todo seu aprendizado e ele não pode ser comprometido.

Depois de analisar todas essas dicas para se preparar para o seu curso online, agora basta escolher o que se encaixa melhor para você. O Bolsa Educacional oferece os melhores cursos profissionalizantes para estudantes que desejam ingressar rapidamente no mercado de trabalho.

Conheça nossos cursos e escolha o que mais te interessa. Aplique todas as dicas que você viu neste artigo para se preparar bem para os seus estudos, e comece a mudar já agora o seu futuro.

Acesse o link para se matricular em algum dos cursos online do Programa Bolsa Educacional.

Está gostando dos conteúdos do Bolsa? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp